Perder-se é muito bom, isso eu não posso negar e, se me ver negando isso por aí, por favor me chame de louca na hora. Para mim, perde-se deveria ser que nem exigência de inglês fluente no currículo. Pelo menos uma vez na vida você tem que se olhar no espelho e assumir que está perdido pra caralho e precisa se encontrar, pois só assim você vai se jogar em uma jornada incrível e reveladora. Acredite, é desesperador, mas imensamente gratificante.
Por mais que isso não te faça sentido agora, um dia fará. Você vai acordar completamente confuso sobre quem é e o que espera conseguir e vai começar a notar pontas soltas na sua vida e na sua história. Vai perceber que certas pessoas e bagagens emocionais são desnecessárias e que, talvez, engenharia química seja a sua área. Você talvez mude o corte de cabelo ou mude aquela viagem incrível que já estava marcada – mas que você percebeu que nem era tão bacana assim. Provavelmente você vai terminar um relacionamento e dificilmente começar um outro, e se for começar, te peço cuidado e cautela: se você não se conhece, como sabe que quer mesmo habitar o coração de alguém? É necessário não ser leviano com os outros, porque as suas dúvidas são suas e não devem devastar corações alheios, e se desejar partir de uma relação que já dura a muito tento, seja gentil e discreto. Peça licença. Explique-se se achar que deve e, se não, mantenha o respeito e siga em frente.
Você provavelmente vai sentir vontade de estudar coisas que nunca pensou que estudaria, vai passar acreditar em livros de auto-ajudo, coach, psicologia… tudo vai fazer um pouco de sentido, afinal, você está questionando o que antigamente parecia fazer pouco ou nenhum sentido. Muitas coisas vão partir, outras vão ficar. E talvez você se choque com verdades sobre si mesmo que vão te fazer sofrer, que vão te colocar em conflito interno. A luta será pesada. Será dolorido e exaustivo, mas aguente. Tente não resistir, mudanças são necessárias para a evolução e o refinamento. Ninguém cresce se não tomar muito sol ou porrada na cara, você vai descobrir isso na pele. Você vai passar finais de semana sem saber o que quer fazer, vai fazer escolhas que irá se arrepender e vai começar coisas que provavelmente vai descobrir que não quer terminar. Te peço cautela no caminhar, mas sinceridade ao partir. Escolha com o coração, e saiba falar as coisas na hora certa. Não leve o que não quiser, não largue o que gostar.
Depois, certezas irão aparecer. Seu coração será acalentado por verdades reais e você vai saber que está se conhecendo cada vez mais. Você vai até achar que já se conhece de trás para frente, mas depois descobrirá que não. Se encontrar nunca é uma linha de chegada, é apenas um percurso interminável para dentro de si mesmo e sobre como lidamos com o mundo externo. Perder-se é extremamente complicado e intenso, mas muito importante e incrível. Dispense mapas ou rotas antigas, questione tudo o que acha que sabe e esteja preparado para descobrir novos caminhos que vão te levar a viagem mais fantástica que você poderá fazer em toda sua vida: para dentro de si mesmo. E então você irá perceber que se perder é muito bom, mas encontrar-se é muito melhor.