Ao longo das décadas e dos séculos de histórias e descobertas, nós aprendemos que ela sempre se repete. Sempre à sua maneira, é claro, e apesar das diferenças e diversas interpretações, há sempre um rastro familiar. É como um adendo de identificação, aquele marca páginas que se perde por entre as folhas de livros que lemos ao decorrer da vida. Quem foi antes de nós nos mostra que podemos ser o que quisermos, pois quem vive de verdade incita as pessoas a sua volta a viverem também, e eu espero que você realmente saiba o que é viver com verdade. Como os detalhes de um enredo de uma história à seu gosto, você escolhe o que quer carregar, com quem quer carregar e a importância que isso lhe tem. Você não faz o que não gosta, você não agarra se não te motiva. Você ainda está se descobrindo como pessoa, e se ainda me cabe te dar um conselho por ser alguns poucos anos mais velha, deixe-me me dizer que sempre haverá o que descobrir. Pela sorte de Deus ou de qualquer outra coisa que você acredite, somos seres destinados a evolução, o que nos leva a finalidade desse texto. Sempre quis um mapa de como lidar com as inseguranças da vida, mas nunca recebi mais do que um: “seja uma boa menina e estude muito”.

Depois de uma ligeira frustração, venho por meia desta revelar algumas verdades para começo de conversa, os aniversários e os anos não mudam muita coisa, quem muda é você. Mas você só vai se dar conta disso depois de um bom tempo e quando estiver mudando novamente. Não se desespere se certas certezas mudarem de lugar e você se descobrir, talvez, mais emocional do que costumava ser ou então mais fechada do que gostaria. Tudo faz parte. Não se assuste. Estude muito. Estude bastante. Leia tudo o que quiser e puder, devore os livros e seja amigo das descobertas que a literatura pode te oferecer. Livros não oferecem mapas, mas esclarecem fatos: apesar de contos de fadas nos ensinarem que tudo vem para quem espera sentado ou dormindo, a literatura moderna nos mostra que se não agirmos quando necessário a gente acaba no mesmo lugar de sempre e engolido pelo o fracasso.

Escute os mais velho, afinal, não há nada mais forte do que a sabedoria espiritual de velhos perigosos. Seja amigo dos seus irmãos. Cultive seus amigos, seja complacente mas não demais: saiba a hora de se retirar e não aceite menos do que merece. Escreva seus sonhos em uma lista e lute para conquistá-los. Não coloque limites, aprenda a quebrá-los, e se eles ainda estiverem lá, aprenda a encará-los como motivação e não como pequenos demônios. Demônios não existem, apenas medos. Trabalhe seus medos. Aprenda sempre algo novo. Não tenha preguiça, pois quem tem preguiça não precisa de outro inimigo. Aprenda a perdoar. Aprenda a ter compaixão, dos outros e de si mesmo. Errar é normal, então erre muito, pois é apenas no erro que temos a chance de evolução, afinal, quem sempre acerta tudo não aprende a revisar nada e nem a garantir que pode aprender mais um pouco.

Tenha apresso pelas suas vitórias e conquistas. Não se sinta mal por não tirar notas boas em todas as matérias, não ter o corpo dos sonhos ou então não falar quatro línguas diferentes antes dos vinte. Não liga não. O bom do tempo é que ele passa. E que bom que as coisas mudam, né? Você cresceu, não grita mais como aquele bebê estridente que você costumava ser, mas peço a você não perca a voracidade de batalhar pelos os teus sonhos e gritar alto quando algo não seguir da forma que você deseja. Seja invencível pelo o que você acredita, seja amorosa por quem você ama, e seja dedicado pelas suas escolhas. Uma festa de aniversário não mudam nada a não ser a certeza de que o tempo passa e nos motiva a sermos melhores. Não tenha pressa em crescer, tenha pressa em se descobrir. Mas não muita pressa, é claro.. a paciência vem com o tempo, custa caro e vale mais do que a paz instantânea de conquistar algo que pode ser substituído. Busque sabedoria, autoconhecimento, tire o passaporte e viaje muito. Estude e leia também. E escreva. O autoconhecimento é uma vasta estrada e não uma linha de chegada. Espero que você tenha força nos joelhos e goste de caminhar, porque sua viagem começa agora. Boa sorte, boa viagem e aproveite a paisagem. Mande cartões postais sempre que possível, é sempre bom poder guardar lembranças. Feliz aniversário.