Eu conheci inúmeras pessoas que tinham coisas para me dizer e ensinar, que sempre me motivaram a seguir em frente e a encarar meus demônios. Confesso que fiz o que pude, me joguei da forma que sei, me arrastei por caminhos escuros e solitários. Sou daquelas que se recusa a ficar parada e a não andar ou evoluir. Mas tem hora que não dá. Tem hora que nem mesmo o sermão motivacional de amigos e familiares nos tira do lugar. Tem hora que nem mesmo a fé em nós mesmos ou em alguém maior nos emociona. Novamente, confesso que teve vezes que pensei em estagnar. Teve vezes que pensei em descansar nas minhas sombras e conviver com elas como boa inquilina que sei que sou.

Mas não dá. Eu não suportaria as sombras por muito mais tempo do que necessário para conhecê-las e transmutá-las. Por isso estou aqui. Por isso estou seguindo da forma que sei, do jeito que dá. Por isso, mesmo no silêncio e na solidão dos meus pensamentos - que por muitas vezes são cruéis e pesados - eu sigo um passo de cada vez. Mesmo me perdendo na ansiedade, em ataques de pânico, em crises emocionais engraçadas e profundas. Mesmo que eu pareça sempre repetitiva e estagnada, acredite, amor, eu estou seguindo da forma que sei. Enfeitando pedrinha por pedrinha esse caminho que eu sigo iluminando por meio das minhas sombras e dos meus demônios.

Às vezes, parece pauleira demais. Mas as vezes é leve como ouvir Marisa cantando.

Hoje, eu não sei se tenho algum conselho para dar aos demais que passam pelas mesmas coisas, a não ser dizer que é necessário seguir. Não estagna não. Não trava ou segura feito o freio de mão de um carro, ou uma parede de concreto que impossibilita a passagem. Quebra a parede, engata a primeira, dá o primeiro passo na fé e vive um dia de cada vez. Temer o futuro dá corda para a ansiedade cruel, e se prender ao passado nos limita no que diz respeito a reconhecer o valor de nós mesmos. Os erros e percalços do passado, são do passado. Lembre-se que você fez e agiu da melhor forma que podia, sendo quem você era na época. E hoje, você sabe, você é diferente. Hoje, você sabe, você evoluiu. Você cresceu. Você aprendeu. Não se culpe ou se puna, isso só alimenta os demônios que estamos tentando largar.

Ilumine-se, amor, por entre as suas sombras. Dome seus leões, conheça seus demônios e desbrave esse caminho escuro que cerca sua vida e deixe de ser refém do medo e de suas emoções. Você está no comando. Você é que tem o fogo em mãos para clarear tudo. E viver. Sempre vivendo, sem parar.