Olha, eu sei que você não acredita em astrologia e nem faz questão de checar seu horóscopo no jornal aos domingos. Você até finge – muito mal, diga-se de passagem – que escuta enquanto eu te falo do meu inferno astral ou de como a quadratura da lua em sagitário com vênus em touro me deixa mais emotiva e irritada, mas hoje, só hoje, me deixe culpar mercúrio retrógrado. O carro estragou na garagem no dia em que eu ia fazer a prova de rua, o meu microondas pifou, tive que trocar o celular e de quebra, meu notebook resolveu funcionar só quando bem entender. Perdi minha carteira, cancelei todos os cartões e aí eu encontrei minha carteira. Tenho certeza que chequei o sofá três vezes, mas lá estava a carteira quando eu já tinha desistindo de procurar. Estou te dizendo amor, e acredite em mim só hoje; é tudo culpa de mercúrio retrógrado.
Apesar de você dizer que me ama e que acha incrível o modo como eu me ocupo apenas em ser eu mesma, eu sei que esse papo viajando de sol, vênus e marte em virgem te deixa maluco porque você não entende, mas eu sei que você entende que nossa casa enfestada por piolho de pombas logo na semana de maior incidência de chuvas, assim como nossa TV novinha do quarto queimar não pode ser um lance de acaso com péssima sorte. Nós dois já ganhamos na quina e ganhamos no bingo da igreja todo mundo; aqui não tem má sorte, só mercúrio retrógrado mostrando a que veio. Você não assume, mas sei que quando goteiras apareceram na nossa sala do nada, nos obrigando a passar a madrugada espalhando baldes e panelas e limpando o chão, você ficou com uma pulga atrás da orelha. Mercúrio retrógrado existe e seu poder é real e cruel -apesar de tudo ter dois lados.
Eu sei que mercúrio retrógrado nós faz desacelerar, a considerar o que é importante a deixar para trás o que só ocupa espaço, mas também nos deixa mais irritados e propensos a entrar em discussões desnecessárias. Nos somos obrigados a trabalhar a tolerância e o desapego, mas me deixe te dizer que é foda. Eu não sou uma pessoa que dispõe de muita paciência, e você sabe. Se lembra da briga no supermercado no começo da semana, só porque eu queria pão de cebola e você cismou que queria pão de cenoura? Você odeia cenoura e odeia pão, então porque pão de cenoura do nada? Depois você me pediu desculpas e disse que estava irritado porque o sistema da sua empresa travou e você perdeu um dia de trabalho. Viu? Mercúrio retrógrado amor, me deixe culpar mercúrio retrógrado!
Você é orgulhoso demais para assumir, e eu mística demais para achar uma justificativa diferente dessa. Mércurio retrógrado está acontecendo e nos cobra atenção e presença. O carro estragou, quase perdi minha prova, cancelei meus cartões atoa e o maldito pacote de pão de cebola estava mofado. Sem contar nas discussões bobas, e na sensação intermitente que eu sinto de que estamos sempre a um passo de uma discussão. Passei checar todas as janelas antes de dormir – com medo da chuva alagar tudo por aqui outra vez, do mesmo modo que tenho questionado minhas decisões até aqui e tudo o que quero levar para o ano que vai começar, e dentro desse pacote está nós dois, você, eu e minhas certezas, meu trabalho e meus escritos. Está até a maldita decoração que eu insistir em mudar e agora acho que foi uma péssima ideia. No meu horóscopo mesmo dizia para eu não tomar decisões drásticas.. e pintar a parede de vermelho escuro me mostra que talvez eu tenha tomado uma decisão drástica.
É amor.. mercúrio retrógrado está foda! Mal comprei meu celular e já estraguei o carregador, que do nada parou de funcionar, meu cabelo está maior que o normal e eu me recuso a cortá-lo por enquanto, porque sinto que posso me arrepender. Do mesmo modo, não te coloco para fora porque sei que vou me arrepender – apesar da lua ter entrado em leão essa sexta e eu estar em uma briga com meu ego e mais sem paciência que o normal, eu sei que te amo. Mesmo que eu não te ame todo o tempo – você sabe, eu sou geminiana. O fato é, mercúrio retrógrado me deixa agitada e insegura, mas me ajuda a enxergar o que eu quero manter de verdade. O papo é meio confuso e você não acredita nisso, mas me deixe culpar mercúrio retrógrado amor. Pelo menos, só hoje!