Através da ressonância magnética pesquisadores do hospital infantil de Boston, descobriram benefícios que a formação musical causa no cérebro, principalmente com crianças.

Então os cientistas compararam várias crianças da mesma faixa etária sem formação musical e outro grupo com crianças onde já são inseridas nesse meio. Com isso, apontaram que as crianças que estudavam algum instrumento tem o processo cognitivo mais apurado, ou seja mais coordenação motora, maior concentração e maior retenção de informações! Ou seja, uma criança multitarefas, essa seria a posição de vantagem das não musicais.

Contudo o estudo do hospital de Boston procura incentivar as crianças com suas aulas de música. Sugerindo começar desde cedo para não se tornarem adultos com dificuldade no funcionamento executivo.

Crianças com Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH), podem se beneficiar da música como uma intervenção terapêutica!

A pesquisadora Nadine Gaab afirma que, enquanto muitas escolas focam somente em preparação para provas, poderiam ver com outro olhar a formação musical, pois é ela que ajuda moldar as crianças para um futuro acadêmico melhor! Afirma Nadine.