Sobre maturidade
A gente passa a vida esperando e desejando a maturidade, mas quando ela chega o preço que ela passa a nos cobrar é alto demais para quem não aguenta o culhão de lidar consigo mesmo e com suas mazelas. Eu esperei uma vida para o momento em que eu aprenderia lidar com tudo com a mais absoluta leveza e sabedoria, e preciso assumir que nada disso é real e a maturidade instantânea e forte que vendem por aí é mais uma propaganda enganosa do nosso mundo. A maturidade está mais ligada a bandeira tremulando no alto do barco, do que com toda a imponência da navegação. E pode acreditar, se trata mais de desapegar das certezas do que aprender a encontrá-las.
O momento do qual estou falando apenas acontece; você se pega cansada demais para lidar com tudo que tira sua calma ou exige que você se desdobre em vinte para resolver. Você passa a prezar pela sensação de paz do que exatamente estar certo, assim como manter por perto apenas quem realmente importa e não uma porção de amigos de fotos e facebook. Suas necessidades passam ser o ponto especial da sua vida, e você aprende que precisa cuidar de si mesmo porque ninguém o fará por você. Da mesma forma, você desiste de salvar pessoas. Você desiste de amar quem não te ama, e lutar por quem só se afasta. Você abraça sua maturidade para saber que aguenta partir, do mesmo modo que aguenta ver alguém partir. Mesmo que isso te doa, mesmo que isso te destrua. Você sabe que aguenta, você sabe que precisa. Isso é a maturidade, o resto é auto-ajuda.
A maturidade te trará parcimônia, e não agressividade. Aprenderá a falar baixo e a dar de ombros para evitar discussões e vai desistir de se preocupar se o outro está achando que você é bobo ou trouxa. Você sabe que não é, e se você for, sem problemas. Você aceita, porque você se conhece. Dará mais valor a quem anda ao teu lado, e aprenderá a escolher suas batalhas. Se tornará amiga do medo, e vai descobrir que apesar de chato ele é necessário. E vai seguir viagem com ele ou sem ele, e no final vai ver que é tudo a mesma coisa. O medo nunca te impede de fazer nada, é você quem decide não fazer. Vai aprender a lidar melhor com isso; as inseguranças, os chiliques e as manhas. Vai se descobrir, e se não gostar, vai trabalhar para mudar. Vai entender que quando diziam que o trabalho é árduo, nunca falavam da empresa ou da escola, falavam da vida consigo mesmo. A maturidade nunca trará respostas, apenas mais perguntas.. mas vai te ensinar a buscá-las. Sem medo ou reservas.