O que você respeita?

Vem cá, vamos conversar; o que é que você respeita? No que você acredita? Eu respeito a vida, a liberdade. Fiz dela minha filosofia e sigo meu caminho, me cuidando para não fugir do rumo ou falhar comigo mesma. Existem pessoas que são muito injustas e pouco carinhosas consigo mesmas, apesar do discurso do amor próprio estar se disseminando mais do que a população de coelhos na Austrália. O problema, é que ninguém sabe aplicar isso de forma prática. No entanto, acreditem, é muito mais fácil ter pouca compaixão e ser injusto com o outro. Ainda mais quando ele pensa diferente de você.

Como eu perguntei acima, o que você respeita? Minha resposta foi: “a liberdade”. A minha e a sua. A minha, de dizer o que penso e fazer o que quero. E a sua, de fazer o que quer e poder dizer o que pensa. Posso não concordar com seu ponto de vista, mas respeito. Posso não gostar das suas opções políticas, mas respeito. Eu posso achar você o maior imbecil da vida – não é difícil você pensar isso sobre alguém, né? – mas respeito. Então, responda-me, por que é tão difícil para você respeitar?

Se eu respeito você, que apoia alguém que faz apologia ao estupro, que segue alguém que manda um salve aos gigantes da ditadura ou que acredita que bandido bom é bandido morto, por que você não me respeita, que sou a favor do aborto? Por que é difícil respeitar alguém que não quer nada mais do que poder tomar decisões sobre o próprio corpo? Por que é difícil respeitar alguém que é a favor do casamento gay, a favor da união entre pessoas do mesmo sexo e que acredita que essa organização constitui sim uma família? Por que é fácil para você deitar na cama acreditando em algo, mas não respeitar alguém que pensa diferente?

Eu penso diferente. Eu penso muito diferente. Às vezes, eu queria poder bater na cara de alguém e perguntar: Cara, COMO ASSIM? Mas respeito. Por que, como eu exigiria respeito se eu mesma não respeito as pessoas a minha volta? O extremismo nunca levou a nada. Vemos o ódio tentando combater o ódio e só enxergamos mais ódio sendo plantado e disseminado por onde quer que ele passe. Eu acredito sim no certo e no errado, mas sei que uma história pode ter mais de dois lados e pontos de vistas divergentes são normais. Respeito. Não entendo, mas respeito. Por isso, exijo respeito também.

Respeito vai além de preferências políticas ou religiosas. Você respeita a pessoa, o ser humano. E se você não consegue respeitar alguém pelo simples fato de ser um humano, você não merece respaldo em nada que disser ou fizer, pois estará ruindo seu próprio direito a palavra. Lembre-se disso.