Mulheres fizeram parte do movimento artístico Brasileiro:Ó abre-alas que eu quero passar!
Celebrado no dia 08 de março o dia internacional da mulher. Desde os primórdios a figura feminina visa mostrar que a vida é bem mais do que cuidar de uma casa e dos filhos. Atualmente as mulheres buscam seu lugar na sociedade como indivíduo gerando identidade em assuntos como: Ciência, tecnologia, inovação, arte e afins.
Em homenagem à elas mostrarei três inspirações de mulheres que deixaram sua marca no Brasil e no mundo, com muita honra e maestria.
- Carmen Miranda (1909-1955) - Cantora e atriz: "O que que a bahiana tem?". Pelo menos uma vez na vida algum brasileiro já cantou essa música icônica da Carmen, seu primeiro disco vendeu aproximadamente 35 mil cópias. Seu sorriso cativante, interpretação teatral e a maneira de se vestir caracterizavam de longe sua personalidade. Em 1939 Carmen vai para Hollywood gravar filmes e fazer shows. Mesmo após seu falecimento a cantora ainda é influência em movimentos culturais como o Tropicalismo.
2)Tarsila do Amaral (1886-1973) - Pintora e desenhista:
A artista Tarsila retratava o cubismo em suas telas. A mais conhecida é Abaporu que até hoje é a obra de maior valor de um artista brasileiro. Em 1973 Tarsila vítima de depressão, foi homenageada então pela União Astronômica Internacional no dia 20 de novembro de 2008 que deu o nome:"Amaral" a uma cratera do planeta Mercúrio.
3)Chiquinha Gonzaga (1847-1935) - Compositora, pianista e maestrina:
"Ó abre-alas que eu quero passar!"Chiquinha nasceu no Rio de janeiro e era neta de escravos. No ano de 1884 estréia a opereta "A Corte na Roça" e foi nomeada a primeira maestrina brasileira. Com o toque brasileiro Chiquinha deu aos ritmos brasileiros nas músicas européias como a valsa, polca e a mazurca.
Até hoje no carnaval toca suas músicas "Ó abre-alas e Lua Branca". Com mais de 2 mil composições Chiquinha nos deixou, mas seu nascimento foi uma data tão icônica que o dia 17 de outubro de 2012 foi declarado Dia Nacional da Música Popular Brasileira.