Mamãe e papai sempre perceberam que estavam criando um unicórnio, mas nunca disseram nada. Poucos são aqueles que tem a sabedoria de cuidar de criaturas tão mágicas, mais do que carinho e amor, um unicórnio precisa de espaço para encontrar sua individualidade, isto permite que estes seres não passem o resto da vida fingindo que são mero cavalos, belos e domáveis, e sim seres que irradiam muita luz.
O chifre dos unicórnios sempre foi um objeto muito cobiçado pelas civilizações mais antigas que já desfrutaram da existência terrena. Esse artefato tão preciso tem um valor imenso na arte da cura e costumava a ser usado na arte da magia, para tanto é preciso que esteja na cabeça do dono ou perderá todos os seus poderes de imediato. Um unicórnio sem chifre transforma-se em um mero cavalo, sem grandes habilidades, além da beleza de seu pelo.
Criar um unicórnio não é assim tão simples, nos primeiros anos de sua vida ele demonstra ser como qualquer outro animal equestres, às vezes sobressaem levemente dos demais, só que leva tempo para que os pais de unicórnios entendam que estão a cuidar de uma criatura mágica, mas todos sabem que existe algo diferente em seu amado filho, alguns custam a entender que na realidade estão diante de um animal encantado.
Na adolescência é que eles começam a se destacar. Talvez seja pelo belo cifre que carregam, ou pela luz que irradiam, certos estudiosos especialistas em estudar tal animal dizem que essa luz está cheia de um elemento muito puro chamado amor. Alguns pais de unicórnios tentam esconder a singularidade deles, porque nem todos são aceitos em nossa sociedade. Há lugares em que podem ser quem são de verdade, e outros esconder o seu brilho a todo o custo.
Unicórnios são muito unidos, e mesmo que não sejam aceito por todos ao seu redor, seus amigos com semelhantes características costumam entender a difícil jornada que partilham. Quando entram na fase adulta fica muito difícil esconder quem são de verdade, nessa hora eles precisam mais de seus criadores do que nunca.
Nem todo unicórnio sabe que é um ser tão cheio de poderes, e leva um tempo para entenderem o que são de fato, alguns quando percebem imploram aos seres místicos que escondam toda a sua graciosidade. Já vi unicórnio fazer promessa para Santa Rita ajudar a esconder quem ele é. Existe também o clássico caso do unicórnio que pensou ser cavalo a vida inteira, isso quando ele não passa a vida inteira sabendo que é um unicórnio, mas prefere esconder-se como cavalo. Outros que na frente de todos agem como belos cavalos, mas quando estão sozinhos transforma-se na sua verdadeira natureza feérica.
Sempre fui um unicórnio, soube disso nos meus primeiros anos de vida, mamãe e papai eram meros equinos, que trouxeram ao mundo um unicórnio e um cavalo alado, eles nunca viram isso como um problema, embora não entendam porque irradio tanta luz e chamo atenção por onde passo. Normalmente tento explicar para eles que o meu brilho é a minha resistência. Nem todos os pais aceitam isso, tenho uma amiga unicórnio que quando está comigo pode ser quem é de verdade, mas com seus pais que não compreendem a sua natureza, precisa fingir ser um mero cavalo. Outro dia, o telejornal trouxe a triste notícia, uma mãe matou e incinerou seu filho unicórnio. Às vezes é muito difícil ser um unicórnio, isso pode custar a sua própria vida.
Para entender de fato que era um unicórnio levou um tempo, foi mais fácil quando encontrei outros igual a mim. Nós corremos pelos campos e florestas encantas, durante a noite sobre o céu estrelado. Só os unicórnios possuem permissão para entrar em locais mágicos, o chamado vale do arco-iris. Talvez isso explique, porque ainda existe tanta gente que perde o seu tempo pregando ódio aos unicórnios. Não entendo, o porquê de tamanha atrocidade. Unicórnios por vezes não incompreendidos. Sorte tive de nascem em uma família que compreendesse tudo isso. Gostaria que todos os outros unicórnios possuíssem a mesma graça. É tão bom poder ser um unicórnio, ao lado daqueles que amamos. Minha irmã, um cavalo alado feito Pégaso, uma vez me disse: Se você é feliz sendo um unicórnio, estou feliz por você.